Imagem estranha ao visualizar em 360. O que pode ter acontecido?
Você enviou seu render para a plataforma VR e ao visualizá-la no aplicativo a imagem pareceu cilíndrica ou pareceu estranha, que falta alguma coisa. Isso pode acontecer se o render que enviou não é um render 360 graus válido – veja as diretivas para renderizar em 360 aqui.
Como é uma imagem 360 válida?
Imagine-se dentro de seu quarto. Quando você se vira, você consegue ver todas as paredes. O render 360 deve se comportar da mesma forma. A câmera/ferramenta utilizada na renderização deve captar todas os lados do ambiente. Aqui na Inside Places, nós utilizamos 3ds Max com VRay em nossos projetos, mas é possível renderizar em 360 utilizando o Sketchup ou qualquer outra ferramenta com suporte a 360.
Após o processamento do render 360, a imagem gerada pela ferramenta, se parece com a imagem ao lado. É como se tirássemos fotos de todas as paredes do nosso quarto e emendássemos uma foto na outra:
Note que a extremidade esquerda da imagem, se encaixa perfeitamente na extremidade direita!
Ao enviar a imagem, nosso algoritmo irá calcular os pontos e costurar a imagem, fechando-a. Então o resultado final do processo irá ficar igual ao demonstrado abaixo.
Um render inválido
Note que a imagem ao lado é um render de apenas uma das paredes, e não de um ambiente inteiro. Ou seja, a extremidade esquerda não é equivalente a extremidade direita, ou seja, elas não se encontram. Logo, quando nosso algoritmo tenta fechar os pontos e costurar a imagem, ela irá ficar totalmente distorcida, como pode ver o resultado abaixo:
O que fazer para corrigir?
Você pode fazer as seguintes verificações para corrigir possíveis problemas. Apesar da plataforma fazer uma série de verificações antes de enviar a imagem para ser processada, algumas coisas podem passar. Portanto certifique-se:
- A imagem é um arquivo 360 válido, ou seja, se você estivesse dentro dessa imagem, você conseguiria ver completamente ao seu redor?
- A proporção é 2:1 (a largura é o dobro da altura)
- A extensão do arquivo é correta: Utilize sempre JPEG ou JPG
Se mesmo fazendo essas checagens, o 360 não está se comportando da maneira correta, acesse a plataforma, no menu FAQ e Suporte e nos envie uma mensagem, relatando os problemas encontrados. Entraremos em contato o mais breve possível.